A Empresa

História

Em abril de 1974, os irmãos Alcides, Geraldo, José Neves e Francisco fundaram na cidade de Sete Lagoas, interior de Minas Gerais, a Mercantil Bastos Ltda, uma empresa de comércio atacadista de gêneros alimentícios. O atendimento de balcão, seguia os costumes da época. Com visão de futuro, os irmãos logo perceberam a oportunidade de atender aos consumidores também no varejo e ainda no mesmo ano, a Mercantil Bastos passou a ser uma empresa de comércio varejista, no sistema de auto-serviço, um supermercado. Ainda em 1974, o sócio Alcides Bastos deixa a sociedade e dois outros irmãos entram, João e Joaquim, este último possuía uma firma individual, que foi incorporada pela Mercantil Bastos Ltda.

Com muita persistência e trabalho dos irmãos Bastos, a empresa foi conquistando espaço na cidade e apenas 3 anos após a sua fundação, a sede da empresa foi transferida para uma das áreas mais cobiçadas pelo comércio local, a rua Senhor dos Passos, no centro da cidade. Época em que criou-se o nome Supermercados Santa Helena.

Coragem e visão de futuro, a grande marca da família Bastos. Enxergando oportunidade numa região distante do centro da cidade, com ruas sem calçamento, próxima a um córrego repleto de mato, os irmãos, sob a liderança de Joaquim Bastos, se aventuraram em construir uma loja de 1.750 m2 na região, inaugurada em junho de 1982.

A nova loja, na rua Olavo Bilac, passou a ser a matriz da empresa e em 1984 voltou a ser a única loja da Mercantil, com o fechamento da primeira loja, na rua Senhor dos Passos. O ano de 1984 foi marcante, pois houve a incorporação de mais duas lojas, juntamente com a entrada de mais dois irmãos na sociedade, Carlos e Antônio

Como toda empresa familiar, a Mercantil Bastos passou por períodos atribulados, que resultaram na cisão da sociedade em 1988, com a saida de Carlos Reis Bastos da sociedade. Em 1991, novamente a empresa volta a ter apenas uma única loja.

Com o foco voltado para a loja da Rua Olavo Bilac, a marca Santa Helena foi se consolidando e o atendimento passou a ser o cartão de visitas da empresa. Anos se passaram, e novamente a visão de futuro dos irmãos traz um acontecimento marcante para a cidade no ano de 1997, a transformação do supermercado Santa Helena num Hipermercado, o Hiper Santa Helena. Sinônimo de qualidade, atendimento e conforto, com esses valores, a empresa enfrentou concorrentes de peso, de igual para igual.

A partir daí, a empresa não parou de crescer. Em 1999 foi inaugurada a filial Santa Helena Plus, localizada na região central da cidade, com layout moderno, funcional e mix de produtos direcionado aos clientes da região.

Em 2005 surge o Santa Helena Primavera, localizado em uma região com potencial de expansão, próximo ao polo industrial da cidade, com amplo estacionamento e layout arrojado.

Em 2009 foi inaugurada mais uma filial, o Santa Helena Mix, seguindo tendências do setor supermercadista, como a popularização de lojas compactas e funcionais, inseridas em áreas de grande movimentação de comércio.

No mesmo ano de 2009, a Mercantil Bastos assume a administração do primeiro supermercado virtual de Minas Gerais, o Santa Helena Home Shop. Através do site www.supersantahelena.com.br os clientes da rede passam também a realizar suas compras sem sair de casa, de maneira rápida, fácil e segura. O Santa Helena Express foi uma outra prestação de serviço que trouxe mais comodidade aos clientes da rede. Por telefone, donas de casas, escritórios, consultórios e consumidores em geral, podem realizar suas compras e recebê-las sem se deslocar.

Em 2010, mais duas lojas são inauguradas, Santa Helena Shopping e Santa Helena Manoa.

O Santa Helena Shopping, localizado no primeiro shopping center da cidade e região, inovou e adotou o conceito de VIP mercado. Requinte e funcionalidade marcam a arquitetura do espaço. Adega com variedade de vinhos, rotisseria, sushi e importados são alguns dos diferenciais.

O Santa Helena Manoa, loja compacta e funcional, conta com projeto de expansões futuras para torná-la mais ampla e confortável.

Com foco no cliente e na responsabilidade social, a empresa consolidou sua marca na cidade e região, sendo respeitada e admirada, até mesmo por concorrentes de redes nacionais e internacionais que se estabeleceram na cidade.

A empresa, engajada nas questões sociais, mantém diversas atividades em prol da cidade, como o auxílio mensal ao Centro de Recuperação da Criança Jeová e Jiré, doação de mudas de árvores ao horto municipal, incentivo ao uso de sacolas ecológicas, construção da escola municipal Milton Campos, dentre outras ações.

O futuro reserva surpresas. Com o plano de construir um Centro de Distribuição, a empresa buscará a otimização de sua logística, o que poderá proporcionar e viabilizar novos projetos de expansão.